#1 A estrada para aprender Python: Introdução

python Out 02, 2019

Na semana passada, publiquei um artigo falando sobre como eu aprendo uma nova linguagem de programação. Para provar meu argumento, decidi iniciar uma nova série no meu blog onde aprendo uma nova linguagem de programação. Nesse caso, vou começar com o Python.

Como Você Pode Aprender Uma Nova Linguagem de Programação
De tempos em tempos, um novo problema no trabalho surge precisando de atenção especial. As vezes, esses problemas estão no coração em que as linguagens de programação do passado e presente foram criadas para resolver. Como bons programadores, nós precisamos usar as ferramentas e linguagens certas p…

Python e eu nos conhecemos há muito tempo. Foi um dos meus primeiros contatos com o desenvolvimento de software. Na época, não prestei muita atenção e decidi aprender PHP. Agora, com sua crescente popularidade, decidi tomar outra chance.

Seguindo os princípios do meu último artigo, este é o primeiro artigo de uma série em que eu aprofundo o Python e o aplico em cenários do mundo real. Esperar pacientemente.

Por que o Python foi criado?

Python é uma linguagem de programação interpretada, de alto nível e de uso geral. Criado por Guido Van Rossum e lançado pela primeira vez em 1991, a filosofia de design do Python enfatiza a legibilidade do código com seu uso notável de espaço em branco significativo. Suas construções de linguagem e abordagem orientada a objetos visavam ajudar os programadores a escrever um código lógico e claro para projetos de pequena e grande escala.
- Wikipedia

Do meu ponto de vista, o objetivo de Rossum foi maravilhosamente alcançado. Devido à sua crescente popularidade e forte comunidade, o Python está em toda parte e meio que me lembra JavaScript (por favor, não me mate).

Depois de ler sua descrição, uma coisa que chamou minha atenção foi a parte "interpretada". Isso significa que o código deve ser lido e interpretado por seu mecanismo subjacente. Acredito que essa seja a única desvantagem do uso do Python em larga escala ou com tarefas mais pesadas.

Linguagens interpretadas como Ruby, PHP, Perl, JavaScript e PYTHON são muito mais lentas em comparação com C, Golang ou Rust, que são linguagens compiladas. Eu poderia escrever um artigo inteiro sobre compilado vs interpretado, confie em mim.

Alguns links para corroborar meu argumento:

Quais as suas principais features?

Agora que sabemos que o Python roda mais lentamente que as linguagens de programação compiladas, e as vantagens? Posso garantir-lhe que são muitas.

Meu recurso favorito é a sintaxe do código. A sugar syntax do Python é tão doce que me deixa com preguiça quando volto ao JavaScript. Tentei resolver alguns problemas no Project Euler e consegui resolver a maioria deles usando três linhas de código mais ou menos, graças ao Python.

Meu segundo recurso favorito não é especificamente sobre Python, pois envolve todas as linguagens interpretadas. O fato de o Python ser interpretado nos dá poder e flexibilidade para alterar seu tempo de execução, depurar o código e substituir a própria linguagem. Isso é poderoso.

Mais algumas vantagens:

  • Fácil de aprender e usar
  • Cross-platform
  • Open Source
  • Extensível
  • Fácil integração com outras linguagens
  • Grande comunidade e variedade de bibliotecas

Aprendendo a sintaxe do código

Não vou lhe dizer que dominei a sintaxe de código do Python em uma semana, mas depois de resolver alguns problemas do Project Euler, me sinto à vontade para resolver problemas e projetos mais complexos.

À medida que os problemas se tornam mais difíceis, começo a fazer mais pesquisas sobre como resolvê-los de maneira mais elegante e eficiente. É assim que as coisas são. Você primeiro resolve o problema e depois refatora para uma solução mais elegante.

Ainda tenho mais algumas semanas, mas até agora foi divertido.

Resumindo

Nesta primeira semana, tentar alcançar o Python foi divertido. Estou empolgado com as próximas semanas. Eu já tenho uma idéia de um projeto onde o Python se encaixa perfeitamente.

Se você gostou deste artigo e quer ver meu progresso, sintonize na próxima semana onde estarei aprendendo sobre a comunidade e o ecossistema do Python. Vou compartilhar muitos recursos que encontrarei ao longo do caminho.

Vejo você então!

Rafael Fragoso

Eu estou no mercado há um pouco mais de 10 anos. Hoje eu trabalho remoto, para uma empresa chamada BairesDev e crio conteúdo relacionado a desenvolvimento de software.