Automatizando o Seu Ambiente de Desenvolvimento Com Shell Script no Mac ou Linux

shellscript Set 26, 2019

Perdi a conta de quantas vezes eu tive que configurar meu ambiente de desenvolvimento. É um processo desgastante e repetitivo, deixar tudo configurado a seu gosto. Sempre que eu compro um novo computador ou trocam meu computador no trabalho, eu sempre preciso configurar tudo novamente.

Com isso em mente, eu tentei automatizar esse processo com Shell script, já que eu posso rodar seja no Linux ou no Mac.

O mais legal é que o projeto ficou com zero dependências:

orafaelfragoso/dotfiles
An automated bash environment setup with a super set of tools - orafaelfragoso/dotfiles

Como funciona?

É um simples código bash, originalmente feito para Mac (com uma versão Linux sendo feita), que usa cURL para se auto baixar e executar a instalação. Se você já usou Homebrew no Mac, é exatamente o mesmo processo.

Você apenas precisa rodar este comando e eu tento ao máximo identificar na instalação se alguma coisa já foi instalada, para não sobrescrever suas ferramentas. Eu tento também fazer um backup das dotfiles existentes.

bash <(curl -s https://raw.githubusercontent.com/orafaelfragoso/dotfiles/master/install.sh)

O que o script instala?

Essa é a lista de ferramentas e linguagens de programação que são configuradas e baseadas no meu gosto:

O processo ainda não está totalmente automatizado, eu ainda preciso fazer a instalação das minhas configurações pessoais dos editores de texto e terminal. Já que isso leva em torno de 5 minutos manualmente, eu deixei para o final.

Adicionalmente, eu fiz o script mostrar um prompt pra você escolher o que deve ser instalado ou não. A instalação completa levou 15 minutos num Macbook Pro novinho.

Aqui está uma foto do produto final:

My iterm2 running zsh, tmux and vim

Eu tenho planos de evoluir a ferramenta, talvez migrando a automatização para o Python ou alguma outra linguagem que não gere dor de cabeça e seja multi plataforma.

Você teria alguma sugestão de melhoria? Comenta aí!

Rafael Fragoso

Eu estou no mercado há um pouco mais de 10 anos. Hoje eu trabalho remoto, para uma empresa chamada BairesDev e crio conteúdo relacionado a desenvolvimento de software.