Como Foi o Processo de Entrevista Para a Gennovacap Technology

carreira Fev 20, 2020
Disclaimer: Esse post faz parte de uma série de artigos que irei publicar sobre a minha experiência nos processos seletivos de grandes empresas no Brasil e no exterior. Será em ordem cronológica. Estarei sempre colocando o link para o próximo artigo no final do post.

O ano era 2011, eu tinha acabado de me formar como técnico de informática no ensino médio e já tinha feito alguns estágios na área. Naquela época eu não fazia idéia do que eu queria fazer e tinha um leque de habilidades muito menores comparado ao que eu tenho hoje.

Pra um pouco de contexto, eu vou contar um pouco do que eu sabia fazer naquela época e quais eram as minhas fontes de aprendizado.

Minhas habilidades naquela época eram HTML, CSS, JavaScript (muito jQuery) e PHP. Também tinha experiência com Linux e linhas de comando. Conhecimento adquirido anos antes e sempre em busca de melhorar.

Curiosidade: Eu sou autodidata. Comecei a estudar quando eu tinha 13 anos. Quando eu entrei nesse técnico de informática eu já sabia programar e já fazia alguns freelas.

Minhas principais fontes de informação e de estudo até essa época foram tudo pelos sites MxMasters, Tableless, Blog do Maujor e NetTuts (conteúdo inglês que eu traduzia e estudava antes de chegar no Brasil).

Curiosidade: Hoje eu considero meu inglês entre avançado e fluente. Aprendi tudo sozinho também. Vou escrever um artigo explicando como eu aprendi e desenvolvi meu inglês e como qualquer pessoa pode fazer isso também. Obrigado, Lucas Albuquerque, pela dica!

Com esse contexto, naquela época, eu comecei a estudar muito sobre um framework do PHP chamado CodeIgniter (Existe até hoje. Não recomendo). Na época, ele se tornou muito famoso às alternativas que eram o Yii Framework e o Zend Framework. Ele era direto e muito mais simples. Hoje esse posto é ocupado pelo Laravel.

Também nessa época, eu estava refazendo o meu portfolio, tornando ele responsivo e dando uma cara nova. 2011 quase não existiam sites responsivos mas o mundo estava caminhando para isso.

Dica: Antecipe necessidades.

Ao mesmo tempo que tudo isso estava rolando, eu ficava postando tudo no Twitter o que eu tava fazendo, as tecnologias que eu estava estudando e postei o link pro meu portfolio novo. O alcance orgânico das redes sociais naquela época era imenso.

Por conta disso eu recebi uma mensagem no Twitter, em inglês, do dono da Gennovacap, perguntando se eu gostaria de fazer um teste em PHP, que ele tinha um projeto pra mim, caso eu fosse aprovado.

A Gennovacap é uma Software House localizada na cidade de Austin, no Texas. Ela tem uma presença muito grande na área de tecnologia na cidade.

Trocamos e-mail no privado e ele me enviou o teste.

Advinha qual era o teste? Fazer um fluxo de autenticação usando CodeIgniter. Lembra da dica ali em cima?

Se eu não tivesse tido a vontade de buscar conhecimento direto na fonte e não tivesse melhorado o meu inglês, eu nunca teria conseguido. No Brasil, o primeiro conteúdo que encontrei sobre CodeIgniter saiu meses depois em alguns sites grandes e depois apareceu um livro da Novatec, que eu comprei.

Eu fiz o teste em 1 hora (ele tinha me dado 2 dias).

Fui aprovado e começamos a trabalhar juntos. Trabalhamos juntos por quase 4 anos no total. 100% remoto.

Foi por causa desse trabalho que eu aumentei meu leque de conhecimento e nível de inglês. Atuei em diferentes projetos, muitas das vezes sem ter a mínima noção do que eu tava fazendo, aprendendo na marra e perdendo noites de sono.

Sou muito grato, até hoje, por ter tido essa "sorte" logo no início da minha jornada.


Chegamos ao fim da primeira história. Se você curtiu ou se identificou, eu gostaria que você deixasse um comentário e me contasse sobre a história do seu primeiro emprego também.

Quais eram as suas habilidades? O que você gostava de fazer? Onde você estudava? Como soube da vaga?

Me conta e depois me segue aqui:

Rafael Fragoso

Eu estou no mercado há um pouco mais de 10 anos. Hoje eu trabalho remoto, para uma empresa chamada BairesDev e crio conteúdo relacionado a desenvolvimento de software.